IPTU Vila Velha 2019: Prefeitura, 2 Via, Descontos

O IPTU Vila Velha 2019 é um dos principais impostos que movem a cidade. Alguns contribuintes não têm a consciência de que este imposto interfere no desenvolvimento socioeconômico da cidade. O IPTU Vila Velha 2019 é um tributo obrigatório. E a Prefeitura Municipal deixa disponível algumas facilidades para pagamento!

IPTU Vila Velha 2019

IPTU Vila Velha 2019

Como funciona o IPTU Vila Velha 2019?

Em todos os municípios brasileiros é aplicado o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Um tributo que recolhe fundos para os cofres públicos da cidade. Embora tenha sido criado por determinação federal, a Prefeitura Municipal é a responsável por gerenciar o imposto.

✓ Saiba ainda quais os valores do IPTU para as cidades:

São criadas leis e determinações que organizam a cobrança, pagamento e processos do IPTU. Em Vila Velha, serão distribuídos nos endereços cadastrados mais de 192.878 mil carnês. Estima-se que sejam arrecadados R$64 milhões.

O dinheiro será revertido na própria cidade, em setores que atendem o público. Por exemplo: saúde, educação, segurança, obras e infraestrutura. É por isso que o IPTU Vila Velha 2019 auxilia no crescimento e melhoria do município.

Deixar de pagar o imposto implica em reajuste do valor original, considerando multas e juros. Além de impedir que sejam realizados procedimentos burocráticos no imóvel. Como contratos de venda e compra, doação em herança, legalização de construção e etc.


Valor IPTU Vila Velha 2019

Para calcular o valor IPTU Vila Velha 2019 é feita uma multiplicação entre dois fatores determinados pela Prefeitura.

O primeiro é o valor venal do imóvel. Quer dizer, o quanto vale aquela propriedade segundo a sua localização, tamanho em m², infraestrutura e uso de serviços públicos (ex: saneamento e iluminação). O valor fica registrado em documento.

O outro fato é uma alíquota que tem peso diferente dependendo do uso do imóvel, e considerando se o mesmo possui ou não edificação.

Este cálculo deve estar descrito no carnê do imposto para verificação. E pode sofrer reajustes anuais de valores, dependendo das necessidades da cidade.


Pagamento IPTU Vila Velha 2019

A primeira data de vencimento para pagamento IPTU Vila Velha 2019 acontece em Abril. Foram criadas algumas formas para que seja feita a contribuição. Com descontos pagamento IPTU Vila Velha 2019. Desta forma:

  • Pagamento em cota única até Abril: 8% de desconto;
  • Pagamento em cota única até Maio: 6% de desconto;
  • Pagamento em cota único até Junho: 5% de desconto;
  • Parcelamento: em até 6 vezes. Sem desconto. A partir de Abril.

Verifique nas agências bancárias da cidade se as mesmas aceitam o recebimento do imposto em seus guichês de atendimento. Também é indicado verificar se os correntistas conseguem quitar o imposto em caixa eletrônico e internet banking.


Consulta e 2 Via IPTU Vila Velha 2019

Os contribuintes que desejam se antecipar consultando o valor do imposto. Ou ainda, pretendem emitir uma nova guia para pagamento, podem fazer a consulta e 2 via IPTU vila Velha 2019. Lembrando que a segunda via de carnês com data de vencimento original ultrapassadas terão reajuste no valor.

Aprenda como realizar este processo:

  • No quadro de serviços, selecione a opção ‘Guia de recolhimento de imposto’;

  • Nesta nova aba está o acesso restrito que necessita de cadastro. E o acesso aberto ao público. A nova guia do IPTU é aberta ao público. Clique em ‘Emissão de carnê IPTU (…)’;

  • Selecione as informações conforme desejar. E por fim, clique em ‘Gerar documento’.

Prefeitura Municipal de Vila Velha

Ainda tem dúvidas? Elas podem ser esclarecidas na Prefeitura Municipal de Vila Velha. No local os funcionários farão as orientações necessárias e encaminharão os contribuintes para os setores financeiros.

  • Endereço: Avenida Santa Leopoldina, 840 – Coqueiral de Itaparica;
  • Telefone: (27) 3149-7200;
  • Atendimento: De segunda à sexta-feira. Das 8 horas às 18 horas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU Vila Velha 2019: Prefeitura, 2 Via, Descontos