IPTU Rondonópolis 2019: Consulta, Valor, Pagamento, 2 Via

Em abril os carnês do IPTU Rondonópolis 2019 começam a ser distribuídos na cidade. Os contribuintes poderão escolher entre algumas formas de pagamento. Em condições que podem deixar o valor do IPTU Rondonópolis 2019 menos expressivo e mais confortável para os moradores.

IPTU Rondonópolis 2019

IPTU Rondonópolis 2019

Como funciona o IPTU Rondonópolis 2019?

Aplicado em todas as cidades do país, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das principais fontes de arrecadação do município. Em Rondonópolis, são aproximadamente 108,734 mil imóveis que contribuem com o imposto.

✓ Veja também como realizar o pagamento:

O valor arrecadado, cerca de R$37 milhões, devem ser destinados a melhorias para a cidade. Atendendo as deficiências de setores essenciais para a população. Por exemplo: saúde, educação, segurança, obras e infraestrutura em geral.

Este é um imposto obrigatório, gerado sobre imóveis como: casas, apartamentos, prédios, comércios e terrenos mesmo que sem construção.

O responsável por administrar e criar legislações para funcionamento do IPTU Rondonópolis 2019 é a Prefeitura Municipal.

✓ Quem buscou por essa cidade, se interessou também por:


Valor IPTU Rondonópolis 2019

O valor IPTU Rondonópolis 2019 é uma questão que gera dúvidas nos contribuintes. Em todo o país é utilizado o mesmo cálculo para determinar quanto deve valor o imposto.

  • Valor venal do imóvel x alíquota = IPTU.

Os dois fatos que se multiplicam são determinados pela Prefeitura. Que avalia a propriedade levando em consideração: bairro em que está instalada, tamanho em m2, infraestrutura e uso dos serviços públicos (iluminação da rua e saneamento, por exemplo). Depois, estipula um valor para aquele imóvel e deixa registrado em documento.

O valor da propriedade pode sofrer reajustes anuais. Quanto a alíquota, esta é registrada em legislação municipal, e ganha peso diferente dependendo do tipo do imóvel.

✓ Saiba quem tem direito a isenção IPTU 2019!

Os territoriais podem valer de 1% a 5%. E os prediais de o,2% a 1,6%. Confira na tabela abaixo:

Para saber de qual zona seu imóvel faz parte verifique no carnê do imposto ou documentos do imóvel. Esta informação deve estar descrita.


Pagamento IPTU Rondonópolis 2019

A Prefeitura Municipal determinou algumas formas de pagamento IPTU Rondonópolis 2019. É possível parcelar o valor, mas sem desconto.

Quando o contribuinte escolhe quitar o valor total do IPTU á vista até a primeira data de vencimento, consegue 20% de desconto.

O mais indicado é verificar nas agências bancárias da cidade se as mesmas fazem o recebimento do imposto. E se para os correntistas é possível pagar em vias digitais, como internet banking, aplicativo do banco e caixa eletrônico. A mesma consulta deve ser feita nas casas lotéricas.


Consulta e 2 Via IPTU Rondonópolis 2019

O contribuinte que não receber em seu endereço o carnê para pagamento pode emitir o imposto via internet. Ou ainda, aqueles que desejam atualizar o valor do IPTU podem solicitar uma segunda via. Tudo de maneira bem simples.

O processo de consulta e 2 via IPTU Rondonópolis 2019 deve ser feito no site oficial da Prefeitura. Aprenda como emitir o seu boleto:

Passo 1: Acessar o site da Prefeitura Municipal de Rondonópolis;

Passo 2: No campo de ‘Serviços cidadão’ ao lado esquerdo da página, selecione a opção ‘IPTU’;

Passo 3: Uma nova guia será aberta. Automaticamente o sistema vai pedir que sejam preenchidas informações para emitir o boleto. Insira o que foi solicitado e clique em ‘Consultar’.


Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Ficou com dúvidas? Na Prefeitura Municipal de Rondonópolis elas podem ser esclarecidas. No local os funcionários estão aptos para encaminhar os contribuintes para os setores financeiros e responsáveis pelo IPTU. Veja como entrar em contato:

  • Endereço: Av. Duque de Caxias, 1000 – Vila Aurora;
  • Telefone: (64) 3411-3500 ou (64) 3411-3549;
  • Atendimento: De segunda à sexta-feira. Em horário comercial.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU Rondonópolis 2019: Consulta, Valor, Pagamento, 2 Via