IPTU Pelotas 2019: Prefeitura, Pagamento, Valor, 2 Via

O ano de 2018 também faz parte da cobrança do IPTU Pelotas 2019. É que os contribuintes que optarem pelo pagamento da cota única receberão um vantajoso desconto caso quitem o IPTU Pelotas 2019 até dezembro de 2018. Aqueles que preferem esperar as festas de fim de ano também terão algumas facilidades. Todas as informações estão neste artigo.

IPTU Pelotas 2019

IPTU Pelotas 2019

Entenda o IPTU Pelotas 2019

Não é somente em Pelotas que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) funciona. O tributo nasceu de um decreto federal, por consequência é válido em todas as cidades do país. Seguindo regras de funcionamento estabelecidas pela Prefeitura Municipal.

✓ Veja também como realizar a emissão de boleto para:

São considerados contribuintes do IPTU Pelotas 2019 todos aqueles que possuírem em seu nome qualquer tipo de imóvel. Seja casa, apartamento, comércio, sala comercial ou terreno sem edificações.

Estima-se que os cofres públicos municipais recolherão 29 milhões de reais. O que deve ser revertido aos setores básicos de atendimento ao público da cidade. Como por exemplo: saúde, educação, segurança, transporte, esporte e etc.


Valor IPTU Pelotas 2019

Para definir o valor IPTU Pelotas 2019 é utilizado como base o valor venal do imóvel em questão. Por isso, nem todos pagam o mesmo preço de imposto.

O valor venal é definido após uma avaliação da prefeitura, que considera o tamanho da área construída, sua localização e infraestrutura em geral. Essa informação fica registrada em documento. Normalmente na Planta Genérica de Valores, que indica o valor por m².

Em seguida, este preço deve ser multiplicado por uma alíquota também determinada pela prefeitura. E que costuma variar conforme o tipo da propriedade, se é de uso residencial ou comercial, e a sua localização.

Todas essas questões, e o cálculo, devem ser registrados no carnê do imposto. E verificados no portal da prefeitura ou no setor de finanças, responsável pelo tributo.


Pagamento IPTU Pelotas 2019

Afim de antecipar o recolhimento do imposto, e facilitar o pagamento IPTU Pelotas 2019, a prefeitura criou formas de contribuição vantajosas.

Cabe ao contribuinte escolher como prefere pagar o débito, em cota única ou parcelado. Para cada opção as condições são:

  • Pagamento em cota única (à vista): até 20 de dezembro/18 12% de desconto // até 20 de janeiro/19 5% de desconto;
  • Pagamento parcelado: em até 10 parcelas iguais e consecutivas. Com primeiro vencimento em 10 de fevereiro, segundo em 20 de março, e os demais no dia 10 de cada mês.

O imposto deve ser pago nas agências bancárias autorizadas. Verifique diretamente no local se o mesmo aceita o recebimento do IPTU, e quais as possibilidades de quitação por meio dos canais digitais.


Consulta e 2 via IPTU Pelotas 2019

Ao todo, são 113,8 mil contribuintes do imposto. Todos devem receber em casa o carnê para pagamento, entregue pela Sanep junto com a conta da água.

Ainda assim, existe a possibilidade da verificação do valor do tributo e da emissão de uma nova guia para pagamento.

A consulta e 2° via IPTU Pelotas 2019 é simples e pode ser realizada de qualquer aparelho com acesso a internet, basta ter em mãos o número de inscrição imobiliária da propriedade. Veja:

  • Escolha a opção que indica ‘Imóveis’;

  • Clique sobre ‘IPTU 2019’;

  • Insira a informação solicitada. E depois selecione ‘Pesquisar’. Por enquanto, o sistema permite apenas a emissão da cota única. Os boletos das parcelas seguintes poderão ser impressos a partir de fevereiro.

Prefeitura Municipal de Pelotas

Caso queira solucionar questões referente ao imposto, o indicado é entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Pelotas. Por meio dos canais de atendimento:

  • Endereço: Praça Cel. Pedro Osório, nº 101 – Centro;
  • Telefone:  (53) 3309 6000;
  • Atendimento: Segunda à sexta-feira. Das 12:30h às 18:30h.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU Pelotas 2019: Prefeitura, Pagamento, Valor, 2 Via