IPTU Maringá 2019: Prefeitura, Consulta, 2 Via

Planejamento é tudo! Por isso, todas as informações sobre o IPTU Maringá 2019 podem te ajudar a se organizar melhor quanto ao imposto. O tributo deve ser pago anualmente. Ainda assim, você deve estar atualizado sobre o IPTU Maringá 2019 para não perder descontos e datas importantes.

IPTU Maringá 2019

IPTU Maringá 2019

Sobre o IPTU Maringá 2019

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto cobrado em todos os municípios do país. É de responsabilidade da administração municipal cuidar da distribuição, cobrança e recolhimento do imposto. Por isso, o IPTU Maringá 2019 recebe cuidados da Prefeitura Municipal.

São cerca de 150 mil carnês do IPTU distribuídos pela região. Os proprietários de casas, apartamentos, prédios, terrenos e comércios, são os pagantes do imposto. A previsão de arrecadação chega a R$235 milhões.

✓ Veja como realizar o pagamento:

Com o dinheiro o governo municipal deve investir este valor em setores públicos, como: saúde, educação, segurança e etc.

Valor IPTU Maringá 2019

O valor IPTU Maringá 2019 é definido conforme um cálculo que tem como base dois fatores. O primeiro é o valor venal da propriedade. Que leva em consideração o local em que está instalado (bairro), construção e infraestrutura e o seu tamanho. Este valor fica registrado nos documentos da prefeitura.

Existe ainda uma alíquota que deve ser multiplicada por esse valor venal. O valor desta alíquota pode variar anualmente e ir de acordo com o tipo da propriedade.

✓ IPTU 2019 atrasado? Saiba como pagar!

Assim, o cálculo fica: preço venal da propriedade x alíquota = IPTU Maringá.


Pagamento IPTU Maringá 2019

A partir da primeira semana de janeiro os carnês começarão a ser distribuídos no município. A primeira data para pagamento IPTU Maringá 2019 acontece próximo ao dia 25 de janeiro.

Quem realizar a contribuição em cota única até esta data ganha 12% de desconto. O desconto para pagamento até 22 de fevereiro é de 8%.

Verifique nas agências bancárias do município se as mesmas aceitam o recebimento do imposto. Bem como as casas lotéricas e o Correios. Os contribuintes com cadastro no sistema Acesso Cidadão receberão o carnê de pagamento por e-mail.


Consulta e 2 Via IPTU Maringá 2019

De uma só vez o contribuinte pode fazer a consulta e 2 via IPTU Maringá 2019. Por meio de algum aparelho digital que tenha acesso a internet. Isso porque o processo acontece no site da prefeitura. No portal de tributos online. No tutorial a seguir está a orientação de como fazer.

Passo 1: Acesse o site da Prefeitura Municipal de Maringá;

Passo 2: Nas opções que estão em destaque, selecione ‘Portal de serviços’;

Passo 3: Dentre os mais acessados clique em ‘Tributos municipais’;

Passo 4: Ficam disponíveis algumas informações sobre o sistema operacional. Clique sobre o link disponível;

Passo 5: Uma nova guia será aberta. A de tributos online;

Passo 6: Selecione ‘Consulta de débitos’. Leia as orientações. Para dar continuidade assinale que concorda com o comunicado;

Passo 7:  Agora, insira informações sobre a sua propriedade para consultar os débitos. 


Prefeitura Municipal de Maringá

É comum que surjam mais questionamentos sobre o IPTU Maringá 2019. Reivindicações, solicitações e pedidos de esclarecimentos sobre os seus direitos.

Por isso, na Prefeitura Municipal de Maringá os funcionários estão aptos a responder todos os questionamentos e orientar os contribuintes. Veja como chegar até o local:

  • Endereço: Av. XV de Novembro, 701. Centro – Maringá. CEP: 87013-230;
  • Horário de funcionamento: Das 8h às 17h;
  • Telefone: (44) 3221-1234.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU Maringá 2019: Prefeitura, Consulta, 2 Via