IPTU Lagoa Santa 2019: Prefeitura, Pagamento, Valor, 2 Via

Assim como em todos os anos, o IPTU Lagoa Santa 2019 começa a ser válido na cidade no primeiro semestre do ano. A Prefeitura Municipal fica responsável por organizar a cobrança, pagamento e demais ações sobre o IPTU Lagoa Santa 2019. Cabe aos contribuintes se atentarem quanto as datas de vencimento das parcelas, e os descontos e facilidades oferecidos.

IPTU Lagoa Santa 2019

IPTU Lagoa Santa 2019

IPTU Lagoa Santa 2019

Atualizado anualmente, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo fundado por decreto federal. Por tanto, é válido em todas as cidades do Brasil. O imposto é obrigatório e faz parte dos principais recolhimentos dos cofres municipais.

✓ Veja também como realizar o pagamento:

É a partir do IPTU Lagoa Santa 2019 que setores básicos de atendimento ao público devem receber investimentos. Por exemplo: saúde, educação, transporte, lazer, segurança. Além do investimento em obras, saneamento, iluminação e demais causas em prol da população.

Tornam-se contribuintes do imposto todos aqueles que possuírem em seu nome algum tipo de propriedade urbana. Seja uma casa, apartamento, comércio e até mesmo terreno sem construção.

Deixar de pagar o IPTU traz juros sobre o valor original do imposto, multas para o seu proprietário e ilegalidade sobre a propriedade. Não permitindo ações de compra e venda, edificações e doação em herança.


Valor IPTU Lagoa Santa 2019

A base de cálculo imposta para definir o valor IPTU Lagoa Santa 2019 é um padrão para todas as cidades do Brasil. Seguindo legislação federal dois fatores devem se multiplicar. Sendo eles:

  • Valor venal da propriedade x alíquota = IPTU.

Para a determinação do valor venal, fica sendo responsabilidade da prefeitura avaliar o local e decidir o valor com base na sua localização, tamanho e infraestrutura. A informação fica registrada em documento, e pode ser contestada caso o proprietário não concorde.

A alíquota também é responsabilidade da administração pública, e tem peso diferente de acordo com o tipo do imóvel, se comercial ou residencial. E se difere também dependendo da localização, por bairro ou até mesmo infraestrutura da propriedade.


Pagamento IPTU Lagoa Santa 2019

Diferente de muitas cidades a primeira data de vencimento para o pagamento IPTU Lagoa Santa 2019 não acontece em Janeiro. O contribuinte começa a quitar os débitos em Abril. Com a possibilidade de duas formas de pagamento:

  • Pagamento em cota única, no mês de Abril: 10% de desconto;
  • Pagamento parcelado: em nove cotas, sem desconto.

✓ Veja ainda quem possui Isenção do IPVA 2019

O carnê é entregue nos endereços cadastrados, mas há possibilidade de se antecipar e emitir a guia no site da prefeitura. Dentro da data de vencimento o pagamento deve ser feito nas agências bancárias autorizadas:

  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica;
  • Casas lotéricas;
  • Correios.

Consulta e 2 via IPTU Lagoa Santa

Existe possibilidade de se antecipar e verificar o valor do imposto, ou emitir uma nova guia para pagamento. Via internet o contribuinte faz a consulta e 2 via IPTU Lagoa Santa. Vale ressaltar que caso o boleto esteja sendo atualizado com nova data, o valor original receberá reajuste.

Veja como fazer:

  • Em uma nova página clique em ‘Extrato IPTU’;

  • Insira as informações solicitadas. E em seguida, selecione ‘Buscar’ para a demonstração dos boletos.


Prefeitura Municipal de Lagoa Santa

Caso deseje mais informações sobre o imposto, ou para solucionar questões burocráticas, entre em contato com a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.

  • Endereço: Rua Acadêmico Nilo Figueiredo, nº 2500, loja 28, bairro Santos Dumont;
  • Telefone: (31) 3688-1300;
  • Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira. Entre 8h e 18h.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU Lagoa Santa 2019: Prefeitura, Pagamento, Valor, 2 Via