IPTU João Pessoa 2019: Consulta, Valor, Isenção, 2 Via

Início de ano é tempo de pensar nas contas a serem pagas. Como o IPTU João Pessoa 2019. O imposto é de total responsabilidade da Prefeitura Municipal. E deve ser pago por pessoas que possuírem em seu nome alguma propriedade dentro da área urbana da cidade. O IPTU João Pessoa 2019 começa a ser distribuído em março!

IPTU João Pessoa 2019

IPTU João Pessoa 2019

Como funciona o IPTU João Pessoa 2019

São cerca de 300 mil boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a serem entregues na cidade de João Pessoa em 2019.

✓ Veja como realizar o pagamento:

Além da entrega via Correios os contribuintes podem consultar seu boleto no site do Portal do Contribuinte de João Pessoa.

Este imposto é cobrado em todo o território nacional. Fica sendo de total responsabilidade da administração pública municipal organizar a distribuição e cobrança do IPTU.

Com o valor arrecadado o governo deve investir em melhorias para a cidade. Nos principais setores públicos, como: saúde, educação, segurança, obras e etc.


Valor IPTU João Pessoa 2019

O valor IPTU João Pessoa 2019 é diferente para cada imóvel. Isto acontece porque cada propriedade possui um valor venal. Para definir este valor venal é levado em consideração o local em que o imóvel está instalado (bairro), seu tamanho, sua infraestrutura e etc. Esta informação fica registrada em documentos na prefeitura.

Definido este valor ele deve ser multiplicado por uma alíquota. Esta porcentagem deve valer entre 1% e 2%. Variando conforme o tipo de propriedade.

Quer dizer, se é um local com edificação ou sem construção. Se é um comércio ou residencia. O valor concreto da alíquota é divulgado no site Portal do Contribuinte:

  • 1% para imóveis residenciais;
  • 1,5% para imóveis não edificados, comerciais, serviços, industrial e terrenos;
  • 2% para imóveis de serviços especiais.

Então, a conta fica: valor do imóvel residencial – R$150.000 x 1% = valor do IPTU: R$1.500


Pagamento IPTU João Pessoa 2019

Para realizar o pagamento IPTU João Pessoa 2019 com 15% de desconto, o contribuinte deve quitar o valor total do imposto à vista. Mas, caso o valor não caiba em seu bolço é possível parcelar o IPTU 2019 em até 10 vezes sem desconto.

Verifique nas agências bancárias se as mesmas aceitam o recebimento do imposto. Existem casos de isenção IPTU 2019 de João Pessoa para determinados imóveis. São eles:

  • Cedido gratuitamente, para uso da União, do Estado ou do Município;
  • Residencial dos Militares da Polícia Militar e Civil do Estado da Paraíba, com mais de 2 anos no cargo;
  • De Ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira;
  • Enquadrado como habitação popular de acordo com a Lei municipal vigente e que o proprietário comprove não possuir outro imóvel no seu nome, no do outro cônjuge ou companheiro e utilizar o imóvel apenas para fins residenciais;
  • Edificado localizado em comunidade carente;
  • Terreno que for utilizado como campo de futebol amador e o imóvel que lhe servir de sede social;
  • Destinado à moradia de menor adotado, após concluso o processo judicial de adoção;
  • Para imóvel único pertencente a viúvo(a) que auferirem renda igual ou inferior a 2 salários mínimos que sirva exclusivamente para sua residência.


Consulta e 2 Via IPTU João Pessoa 2019

A Prefeitura Municipal criou um sistema dedicado a consulta e 2 via IPTU João Pessoa 2019 e os demais serviços de finanças. Diretamente do Portal do Contribuinte veja como fazer a emissão e consulta do seu boleto:

  • Insira a inscrição imobiliária do seu imóvel. Esta informação está disponível no carnês do IPTU de todos os anos. Depois clique em ‘Consultar’.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU João Pessoa 2019: Consulta, Valor, Isenção, 2 Via