IPTU Guarulhos 2019: Valor Guia de Pagamento

Todos os anos os guarulhenses fazem o pagamento dos impostos, mas alguns não conhecem os fundamentos e informações sobre eles. Para entender melhora sobre o IPTU Guarulhos 2019, esclarecer todas as dúvidas e poder pagá-lo de forma mais consciente, leia este artigo. Você vai aprender todos os detalhes mais importantes que dizem respeito ao IPTU Guarulhos 2019, com conhecimento o risco de inadimplência pode diminuir.

IPTU Guarulhos 2019

IPTU Guarulhos 2019

Qual a importância do IPTU Guarulhos 2019?

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começa a valer em Guarulhos todo dia 1 de janeiro, quer dizer, no início do ano em vigência.

Este imposto é cobrado em todas as cidades do país, mas cada região tem em sua legislação as regras e códigos sobre a maneira de cobrar este imposto. Todas as pessoas que possuem em seu nome, propriedades com ou sem edificações localizadas na área urbana da cidade, devem fazer o pagamento do tributo.

✓ Veja como realizar o pagamento:

Tudo o que for arrecadado deve ser revertido aos cofres públicos, o IPTU Guarulhos 2019 funciona como uma fonte de investimentos para o próprio município, paga por seus munícipes. Com o valor o governo deve investir em serviços públicos locais, além de custear despesas da cidade, como nas áreas da: saúde, educação, saneamento básico, segurança, infraestrutura, cultura e assistência social.

Entendeu a importância do IPTU Guarulhos 2019? Além disso, caso você fique inadimplente com a prefeitura, processos burocráticos e judiciais da sua propriedade podem ser barrados até o pagamento da dívida, por exemplo, compra e venda, transferência de proprietários e construções que necessitem de autorização.


Valor IPTU Guarulhos 2019

O valor IPTU Guarulhos 2019 é definido pelas secretarias responsáveis pelas finanças e habitação do município, mas deve passar pela aprovação da administração e do atual governo. Podem acontecer reajustes anuais que variam de acordo com a inflação e necessidade de arrecadação dos cofres, mas os contribuintes são avisados com antecedência sobre esta possível mudança.

Atualmente no site da Prefeitura de Guarulhos um informativo sobre o IPTU é bem dinâmico e pode ser acessado por todos, nele a explicação sobre o cálculo que forma o valor do IPTU Guarulhos 2019 fica bem clara. É que o valor venal da propriedade deve ser multiplicado pela alíquota do IPTU para definir quanto o contribuinte deve pagar.

As alíquotas são estabelecidas de acordo com a Unidade Fiscal de Guarulhos – UFG que para 2019 ainda não foram divulgadas, em 2018 ficou definido o valor de R$3,1961. No carnê é marcado quantos UFG sua propriedade apresenta, com essa informação você pode conferir o preço do IPTU que já vem registrado na guia de pagamento.


Pagamento IPTU Guarulhos 2019

Os carnês para pagamento IPTU 2019 são distribuídos nos endereços dos proprietários até a última semana de janeiro. Para cada tipo de pagamento existem condições, por exemplo:

  • Os contribuintes que não possuíam quaisquer débitos relativos ao IPTU até o dia 31 de outubro do ano anterior, têm desconto de 5%;
  • Contribuintes que optarem pelo pagamento integral do tributo em cota única, até a data do vencimento da primeira parcela, terão desconto de 10%;
  • Contribuintes que pagarem até a data do vencimento, seja por cota única ou parcelado, será concedido desconto no exato valor da correção aplicada anualmente à UFG.

Existe a possibilidade de parcelamento do valor em até 12 vezes, mas sem desconto. As agências bancárias e casas lotéricas aceitam o pagamento do IPTU Guarulhos 2019.


Consultar 2 via IPTU Guarulhos 2019

Aqueles que desejarem se adiantar e consultar 2 via IPTU Guarulhos 2019 podem realizar este processo via internet, através do site da prefeitura municipal. Certifique-se de que conseguirá imprimir a guia de pagamento e siga o passo a passo que é bem simples, veja:

Passo 1: Acessar o site da Prefeitura Municipal de Guarulhos;

Passo 2: Selecionar por ‘Serviços’. Dentre as alternativas, na parte esquerda da página escolha por ‘2° via de Tributos Online, IPTU, ISS e Taxas’;

Passo 3: Clique em ‘2° via de Tributos’;

Passo 4: É necessário informar o tipo de inscrição e inscrição da sua propriedade. Em seguida, aperte “OK”.

Passo 5: O site de mostrará as dívidas ativas da sua propriedade.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

IPTU Guarulhos 2019: Valor Guia de Pagamento