IPTU Guarujá 2019: 2 Via, Consulta, Pagamento, Desconto

Está se planejando com os seus débitos. É possível pensar no IPTU Guarujá 2019 antes mesmo da primeira data de pagamento. Aumentando as chances de não ficar inadimplente com o seu IPTU Guarujá 2019. E ainda, contribuir para o crescimento da sua cidade.

IPTU Guarujá 2019

IPTU Guarujá 2019

Sobre o IPTU Guarujá 2019

Ativo em todas as cidades do Brasil. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo que recolhe fundos para os cofres municipais. Nasceu de um decreto federal. No entanto é administrado pela prefeitura. Órgão governamental máximo da cidade.

✓ Veja como realizar o pagamento:

Com o total arrecado pelo IPTU Guarujá 2019, o próprio município recebe melhorias. Setores que prestam serviço ao público devem receber investimentos. Como por exemplo: saúde, segurança, educação, obras e etc. O valor destinado a cada uma destas áreas é decidido pelo governo municipal.

Os moradores que possuírem em seu nome algum imóvel, seja edificado como: casa, apartamento, prédio ou sem edificações como terrenos baldios, devem fazer a contribuição do imposto.

 IPTU 2019 atrasado? Saiba como pagar!

Os carnês são entregues pela própria prefeitura nos endereços cadastrados. Mas, podem ser emitidos via internet.


Valor IPTU Guarujá 2019

Para calcular o valor IPTU Guarujá 2019 é preciso identificar quanto vale a propriedade. Cada imóvel paga um preço diferente no imposto. Pois, o seu valor venal é o principal influenciador neste cálculo. E para definir o valor venal são considerados: tamanho em m², localização e infraestrutura em geral.

A própria prefeitura determina o quanto aquele imóvel vale e registra em documento. Depois multiplica este resultado por alíquota, também definida pela administração pública. A conta fica assim: valor venal x alíquota = IPTU.

Estas alíquotas têm valor diferente dependendo do tipo do imóvel. Sendo assim:

  • Propriedade Territorial Urbana (terreno): 3%;
  • Propriedade Predial Urbana (casas e similares): 2,2%.

O cálculo então é feito desta forma: propriedade territorial de R$100.000 x 3% = IPTU no valor de R$3.000.


Pagamento IPTU Guarujá 2019

O contribuinte pode escolher entre duas opções de pagamento IPTU 2019. A primeira é quitando o valor total á vista. Neste caso é concedido desconto no pagamento IPTU Guarujá 2019 de 3,5%.

É possível ainda, parcelar o imposto em doze parcelas. De janeiro a dezembro. Mas, sem a possibilidade de desconto. E para fazer a contribuição compareça até as redes bancárias credenciadas:

  • Santander;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil.

A maioria aceita o recebimento por meios digitais, como internet banking, caixa eletrônico e débito automático.


Consulta e 2 Via IPTU Guarujá 2019

Para verificar o quanto deve pagar de imposto e emitir uma nova guia de pagamento, basta acessar o portal da Prefeitura Municipal. De uma forma bem simples o contribuinte consegue ter acesso a essas informações. Lembrando que caso a data de vencimento original já tenha passado o novo boleto pode receber reajuste no valor.

Aprenda como fazer a consulta e 2 via IPTU Guarujá 2019.

  • Dentre os serviços disponíveis no portal clique em ‘IPTU’;

  • Para enfim realizar a consulta, insira o número de inscrição imobiliária da sua propriedade. E depois clique em ‘Enviar’. Os valores e a nova guia ficarão disponíveis para impressão.


Prefeitura Municipal do Guarujá

Outras informações sobre o IPTU podem ser esclarecidas diretamente na Prefeitura Municipal do Guarujá. No local os funcionários são capacitados para dar orientações e encaminhar os contribuintes para os setores necessários.

O contato da instituição é:

  • Endereço: Avenida Santos Dumont, 800. Santo Antônio;
  • Telefone: (13) 3308-7000;
  • Horário de funcionamento: Horário comercial.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU Guarujá 2019: 2 Via, Consulta, Pagamento, Desconto