IPTU Cuiabá 2019: Prefeitura, Pagamento, Valor ,2 Via

Para manter a sua propriedade legalizada, sem riscos de multa ou complicações com a prefeitura, é necessário estar em dia com o IPTU Cuiabá 2019. Todos os anos este imposto é cobrado, mas algumas pessoas fazem o pagamento do IPTU Cuiabá 2019 sem conhecer todas as informações sobre esta taxa. Estar consciente sobre como a prefeitura cobra o IPTU pode te ajudar e muito, inclusive economizando!

IPTU Cuiabá 2019

IPTU Cuiabá 2019

O que é o IPTU Cuiabá 2019?

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é cobrado anualmente em todas as cidades do Brasil, ele funciona como uma taxa que os proprietários de imóveis com ou sem edificações precisam pagar por fazerem uso dos serviços públicos, como: iluminação, saneamento básico, limpeza das ruas e inclusive serviços de saúde.

✓ Veja como realizar o pagamento:

A cobrança é feita pelo governo municipal, que fica responsável por determinar qual será o valor do imposto, como será cobrado, as formas de pagamento e etc. Ficar sempre atento aos comunicados oficiais sobre o IPTU Cuiabá 2019 é muito importante.

Valor do IPTU Cuiabá 2019

O valor do IPTU 2019 varia de acordo com cada imóvel, pois é feito um cálculo sobre o valor venal por m² de terreno e de construção constante na Planta de Valores, documento que cadastra cada propriedade. A alíquota que será multiplicada por esse valor é definida pela prefeitura. Dependendo do ano, a alíquota sofre reajustes.

  • A alíquota aplicável para imóveis prediais é de 0,4%;
  • 2,0% para imóveis territoriais.

O valor mínimo do IPTU ou de sua parcela, em casos de parcelamento é R$ 51,39. As informações sobre valor venal do imóvel e alíquota, ficam disponíveis no carnê do IPTU Cuiabá.

REVISÃO DE LANÇAMENTO

Os contribuintes que se sentirem prejudicados pelo valor cobrado pode recorrer até o início do 5° mês á revisão de lançamento, esse pedido é feito de maneira formal e protocolado. Os postos de atendimento são:

  • LAC – Centro, Palácio Alencastro, Centro – Fone 3645 – 6255;
  • Loja de Atendimento ao Cidadão- LAC NORTE,- localizada na Lagoa Encantada – Tel. 3646 -1081;
  • Loja de Atendimento ao Cidadão, Regional Sul (LAC SUL). E-mail: lacsul.smf@cuiaba.mt.gov.br. Endereço: Rodovia Palmiro Paes de Barros S/N (acesso para Santo Antonio do Leverger – Tel: (65) 3313 3154 / 3313 3156.

ISENÇÃO:

Algumas propriedades estão isentas ao pagamento do IPTU Cuiabá 2019, o pedido para a isenção também deve acontecer de maneira formal e protocolada.

  • Ficam isentos automaticamente do Imposto Predial e Territorial Urbano, os imóveis residenciais com valor venal igual ou inferior a R$ 30.445,000, exceto os imóveis desdobrados em economia.


Pagamento IPTU Cuiabá 2019

Para realizar o pagamento IPTU Cuiabá 2019 o contribuinte conta com alguns benefícios de acordo com cada caso:

CONTRIBUINTES SEM DÉBITOS:

  • Pagamento à Vista – Cota Única: com desconto de 10% até o mês 4;
  • Pagamento parcelado não tem desconto.

CONTRIBUINTES COM DÉBITOS:

  • Os contribuintes com débitos de IPTU de exercícios anteriores não foram contemplados com descontos, mas se pagarem os débitos até Abril, farão jus ao desconto.

PAGAMENTO PARCELADO:

  • Sem desconto em até 08 vezes, com vencimento da primeira parcela em Abril, e último vencimento em Novembro.

Os carnês são distribuídos via Correios para os imóveis prediais, os donos de terrenos devem retirar o IPTU em um dos postos de atendimento, os mesmos que fazem a Revisão de Lançamento ou através da internet.


2° via IPTU Cuiabá 2019

Se por descuido você perdeu o carnê do IPTU ou deixou alguma parcela vencer, pode retirar a 2° via IPTU Cuiabá 2019 através da internet, é bem simples. Existe um portal feito exclusivamente para esclarecer dúvidas e tratar sobre o IPTU. Lembrando que o pagamento após o vencimento não disponibilizará desconto.

Veja a passo a passo de como efetuar a consulta e emitir a 2° via:

Passo 1:

Passo 2:

  • Clique em ‘Emissão Guia do IPTU’;

Passo 3:

  • Você será redirecionado á uma página onde deverá informar qual o tipo de inscrição da sua propriedade e o número de inscrição.


Telefone Prefeitura Cuiabá

Outras dúvidas podem surgir, procure a prefeitura de Cuiabá, os funcionários saberão te instruir sobre quais procedimentos deve tomar, quais locais deve procurar e esclarecer os seus questionamentos. Veja como chegar até lá:

  • Endereço: Praça Alencastro, 158 – Centro, Cuiabá – MT;
  • Horário de funcionamento: Segunda á sexta-feira, das 8h ás 18h;
  • Telefone: (65) 3645-6279.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU Cuiabá 2019: Prefeitura, Pagamento, Valor ,2 Via