IPTU Bauru 2019: Prefeitura, Consulta, 2 Via

Anualmente os munícipes precisam pagar uma taxa pelo uso de serviços públicos e por ter uma propriedade instalada na área urbana. E o IPTU Bauru 2019 é um exemplo de imposto a ser pago. Os contribuintes realizam o pagamento do IPTU Bauru 2019 para manter-se em dia com o seu papel de cidadão. Evitando multas e complicações judiciais.

IPTU Bauru 2019

IPTU Bauru 2019

Como funciona o IPTU Bauru 2019?

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto cobrado em todos os municípios brasileiros. Nasceu de um decreto federal, mas é administrado pelo governo municipal. Por isso, toda a logística e funcionamento do IPTU Bauru 2019 é de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

✓ Veja como realizar o pagamento:

Em 2018 a previsão da arrecadação com o tributo era de cerca de R$99.800.00,00. Sendo 10% a mais que no ano anterior. O valor arrecadado deve ser revertido em melhorias para a própria cidade. Investindo em setores que atendam o público. Como: educação, segurança, saúde, infraestrutura, saneamento e etc. 

Os mais de 200 mil contribuintes são os proprietários de casas, apartamentos, prédios, terrenos e comércios. Estes devem realizar o pagamento do IPTU.

✓ IPTU 2019 atrasado? Saiba como pagar!

A novidade do imposto em Bauru é o IPTU Bauru 2019 digital. Aqueles que realizarem o cadastro para não receberem em casa o carnê, mas acessar de forma online, recebem 10% de desconto no pagamento.


Valor IPTU Bauru 2019

Para definir o valor IPTU Bauru 2019 são levadas em conta 2 situações. De início é importante dizer que o valor é diferente para as propriedades da cidade. Isto porque o primeiro ponto a ser levado em consideração é o valor venal do imóvel.

Quer dizer, o seu preço de revenda levando em consideração o local em que está instalado, sua infraestrutura, tamanho e etc. Esta informação fica registrada na prefeitura.

O segundo ponto é uma alíquota que deve ser multiplicada pelo preço venal. Esta alíquota deve valer em torno de 0,8% a 2%. Assim, a base de cálculo que define o resultado final do imposto é: valor venal da propriedade x alíquota = IPTU Bauru 2019.


Pagamento IPTU Bauru 2019

A entrega via Correios do carnê do imposto começa no mês de março. Por isso, o pagamento IPTU Bauru 2019 tem a primeira data de pagamento para abril.

Quem está cadastrado no IPTU digital ganha 10% de desconto na quitação em cota única. Quem o recebe por Correios ganha 5% de desconto.

O pagamento pode ser feito em caixas eletrônicos, internet banking e agências bancárias. Verifique na própria agência se o banco faz o recebimento do carnê. Na Caixa Econômica Federal a quitação é garantida. O contribuinte pode quitar o seu imposto em até 9 parcelas. Entre abril e dezembro.


Consulta e 2 Via IPTU 2019

Evitando acumular atrasos e se prevenindo sobre o valor do imposto, o contribuinte pode fazer a sua consulta e 2 via IPTU 2019. Tudo de forma online, acessando o site da prefeitura do município. No tutorial a seguir o processo está explicado.

Passo 1: Acessar o site da Prefeitura de Bauru;

Passo 2: Em ‘Secretarias’ selecione ‘Finanças’;

Passo 3: Dentre os serviços mostrados, escolha ‘IPTU’;

Passo 4: Preencha as informações necessárias. E por fim, clique em ‘Acessar’.


Prefeitura Municipal de Bauru

Na Prefeitura Municipal de Bauru estão funcionários que podem orientar os contribuintes sobre possíveis dúvidas. Encaminhá-los para os setores responsáveis e tratar de assuntos voltados ao imposto. Saiba o contato da instituição:

  • Endereço: Praça das Cerejeiras, 1-59. Vila Noemy – CEP: 17014-900;
  • Telefone: (14) 3235-1000;
  • Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira. Entre 8h e 18h.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU Bauru 2019: Prefeitura, Consulta, 2 Via