IPTU Barueri 2019: Consulta, 2 Via, Prefeitura, isenção

O IPTU Barueri 2019 é um dos principais influenciadores no desenvolvimento econômico e social do município. Os carnês do IPTU Barueri 2019 começam a ser enviados no endereço dos contribuintes no mês de março. Saiba melhor como funciona este imposto, com suas regras e organizações.

IPTU Barueri 2019

Sobre o IPTU Barueri 2019

Todos os anos o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é aplicado sobre casas, apartamentos, prédios, comércios, terrenos e imóveis em geral. O objetivo é recolher fundos para que sejam investidos no próprio município. Melhorando os setores públicos que sofrem com alguma deficiência.

✓ Veja como realizar o pagamento:

Embora o IPTU tenha sido fundado a partir de um decreto federal, o responsável por gerenciar é administrar o tributo é a Prefeitura Municipal. Que cria regimentos e leis para a cobrança e organização do imposto. Com o IPTU Barueri 2019 estima-se que sejam arrecadados R$44 milhões.

Como foi dito, o dinheiro é revertido em melhorias para os setores que atendem ao público. Por exemplo: saúde, educação, segurança, obras, saneamento e etc.

Veja o novo valor do IPTU SP 2019!

Este é um imposto obrigatório e o seu não pagamento implica em multas e juros sobre o valor cobrado originalmente. Além de impedir que procedimentos burocráticos e judiciais sejam feitos com o imóvel.


Valor e pagamento IPTU Barueri 2019

Para calcular o valor IPTU Barueri 2019 é feita a mesma expressão numérica em todo o país. Multiplica-se o valor venal do imóvel por uma alíquota e o resultado é o quanto deve ser pago de imposto. Os dois fatores multiplicados são determinados pela Prefeitura Municipal.

O valor venal da propriedade é registrado em documento. Seguindo uma avaliação feita pela Prefeitura que define o preço do local conforme seu tamanho, localização, infraestrutura e uso de serviços oferecidos pela instituição. Por exemplo: iluminação, saneamento básico, água, asfalto, calçadas e etc.

A alíquota varia conforme o tipo do imóvel e o seu uso. Seu valor deve estar registrado no carnê do IPTU. E não fica descrita no site da Prefeitura ou Portal de Serviços. Mas, os comércios e terrenos recebem pesos maior de alíquota.

O pagamento IPTU Barueri 2019 pode ser feito em no máximo quatro parcelas. Com início no mês de março. O contribuinte pode quitar todo o tributo à vista em cota única, mas não é concedido desconto nesta condição.

É indicado verificar nas agências bancárias se as mesmas fazem o recebimento do IPTU. Bem como as casas lotéricas.


Isenção IPTU Barueri 2019

Por determinação em Lei municipal, alguns imóveis recebem a isenção IPTU Barueri 2019. Pois, estão em nome de pessoas com condições favoráveis ao benefício:

  • Aposentados e pensionistas;
  • Beneficiário de auxílio previdenciário por amparo social.

Desde que possuam uma única propriedade em seu nome, e que esta seja exclusivamente de uso residencial. O beneficiado deve ter renda mensal de até 2 salários mínimos. Para requerer a isenção é preciso comparecer até o Ganha Tempo antes do vencimento da última parcela do imposto, que acontece em junho.


Consulta e 2 Via IPTU Barueri 2019

O contribuinte pode emitir uma nova guia para pagamento do seu imposto. Ou consultar o valor a ser pago. No mesmo processo, basta acessar o site da Prefeitura.

Aprenda como realizar a consulta e 2 via IPTU Barueri 2019:

  • Nos serviços oferecidos na aba ‘Cidadão’ selecione ‘Emissão 2° via de IPTU’;

  • Agora, basta inserir o número de inscrição imobiliária da sua propriedade. Digitar o código de verificar e clicar em ‘Continuar’. O sistema mostrará o boleto do imposto.


Prefeitura Municipal de Barueri

Mais informações e orientações podem ser esclarecidas na Prefeitura Municipal de Barueri. O órgão é o responsável por encaminhar os contribuintes aos setores de finanças. Confira como entrar em contato:

  • Endereço: Rua Prof. João da Matta e Luz, 84 – Centro;
  • Telefone: (11) 4199-8000;
  • Atendimento: Segunda à sexta-feira. Em horário comercial.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU Barueri 2019: Consulta, 2 Via, Prefeitura, isenção