IPTU Atrasado 2019: Renegociação

As dívidas do início do ano costumam ser bem complicadas, além disso os impostos e tributos que devem ser pagos para o governo começam a chegar. Algumas pessoas podem deixar o IPTU atrasado 2019 e acabar se prejudicando. Além de complicar a sua situação legal com o município, ficar inadimplente e com o IPTU atrasado 2019 pode gerar um ciclo de complicações por meio de juros e multas. Saiba como resolver esta situação!

IPTU Atrasado 2019

IPTU Atrasado 2019

O que é o IPTU

Algumas vezes por desconhecer a importância e funcionamento do imposto as pessoas acabam por não se importar em fazer seu pagamento, mas o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é na verdade um dos tributos mais significativos.

✓ Veja como realizar o pagamento:

Quem distribui, planeja e supervisiona o IPTU são os responsáveis pelas finanças e administração do governo municipal, por isso, todo o dinheiro arrecado através dele deve ser revertido aos cofres públicos.

As leis sugerem que o valor coletado com o imposto deve ser destinado ao investimento para a própria cidade, com melhorias na infraestrutura, saúde, saneamento, educação e desenvolvimento local.

Além disso, o dinheiro também serve como forma de custear os gastos com os serviços públicos, quer dizer, os próprios moradores e proprietários de imóveis e terrenos na área urbana, pagam pelo o que usam e promovem seu município.


Quem deve pagar o IPTU 2019?

Todos os proprietários de imóveis com edificações (casas, apartamentos, comércios) ou sem sem edificações (terrenos), que fazem parte da área urbana da cidade, precisam pagar uma taxa pelos serviços utilizados.  O carnê para pagamento é enviado no endereço e em nome do dono da propriedade, nome este que fica cadastrado nos documentos da prefeitura.

Existem alguns casos de isenção do IPTU, mas isto varia de acordo com as leis municipais, normalmente imóveis com valor venal menor que R$30 mil, proprietários de baixa renda, ex combatentes de guerra, órfãos, centros públicos, templos e casas de acolhimento de grupos prioritários, não devem fazer o pagamento do imposto. Mas, essa determinação varia.


Valor do IPTU 2019

Para calcular o valor do IPTU 2019 é necessário utilizar a seguinte expressão:

  • Valor venal da propriedade x alíquota = IPTU.

O valor venal é o valor de revenda do seu imóvel, ele fica registrado na documentação da prefeitura e é considerado de acordo com a área que é localizado, tamanho do terreno e fatores determinados pela administração municipal. A alíquota é uma porcentagem que também é definida pelo poder público, e pode ser reajustada todos os anos. Normalmente não ultrapassa 15%.

Nem todas as propriedades pagam o mesmo valor de IPTU, além do valor venal influenciar neste cálculo o tipo do imóvel também é considerado, por exemplo, se é um apartamento, prédio, casa ou terreno.


IPTU Atrasado 2019

Se por algum motivo não foi possível efetivar o pagamento do imposto e estiver com o IPTU 2019, que normalmente quando pago em dia recebe descontos em cota única e pode ser parcelado, o mais indicado é procurar a Secretaria de Financias Municipal e renegociar a sua dívida.

Em muitos casos são dados descontos para quem realizar o pagamento da dívida de uma só vez, mas caso este valor não caiba no orçamento do contribuinte a prefeitura pode parcelar a dívida, retirar os juros e multas e reorganizar as finanças para que nenhuma das partes saia perdendo.

Se por acaso esquecer de pagar poucas parcelas durante o ano, pode emitir a 2 via do IPTU 2019 através do site da prefeitura, o valor já será reajustado. É importante evitar inadimplências para não acumular multa, juros e evitar problemas principalmente nas partes burocráticas da sua propriedade.

Busque informação na Prefeitura Municipal para fazer o pagamento das suas dívidas!

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

IPTU Atrasado 2019: Renegociação