IPTU 2019 DF: Brasília, Valor, Consulta, Pagamento 2 Via

Proprietários de imóveis localizados em regiões administrativas do Distrito Federal devem ficar atentos para o pagamento do IPTU 2019 DF. Esse imposto deve ser pago obrigatoriamente por todos os cidadãos que não querem ter problemas com inadimplência. Conheça mais informações sobre o IPTU 2019 DF.

IPTU 2019 DF

IPTU 2019 DF

O IPTU é apenas mais um tributo que o brasileiro está acostumado a pagar. Durante todos os anos que uma pessoa for dona de um imóvel na região do Distrito Federal, o pagamento do IPTU deve acontecer.

✓ Veja como realizar o pagamento:

Pode parecer exagero, mas o não pagamento pode fazer um proprietário perder o seu imóvel. A Prefeitura tem total direito de tomar posse desses imóveis inadimplentes.

Portanto, não utilize desculpas que não pagou esse imposto porque não recebeu o boleto de pagamento ou porque o perdeu. É possível fazer a emissão do boleto de pagamento pela internet e você vai aprender como até o final dessa matéria.

Valor do IPTU 2019 DF

O valor que você deverá pagar de IPTU 2019 será definido levando em consideração alguns fatores importantes que são o valor venal do imóvel e as alíquotas que devem ser aplicadas todos os anos.

Para fazer o cálculo, a conta é realizada da seguinte maneira: pega-se esses dois valores e multiplica-os. O resultado será o valor que deverá ser cobrado.

Conheça as alíquotas atuais do IPTU no Distrito Federal:

  • O valor de 0,3% deverá ser cobrado para moradias utilizadas exclusivamente com finalidade residencial;
  • O valor de 1% deve ser cobrado para terrenos que possuam documento de alvará para construção;
  • O valor de 3% deve ser cobrado para terrenos que possuam alguma área vazia ou bens que tenham sido demolidos.

Onde pagar o IPTU?

Muitos contribuintes ainda tem dúvidas em relação ao pagamento desse tributo, principalmente onde ele deve ser realizado.

Basicamente, esse tributo pode ser pago em toda a rede bancária, além das Casas lotéricas que sejam autorizadas a receber o pagamento.

Outra opção de pagamento é através do internet banking do seu banco, além da opção de débito automático em conta corrente.


Emissão da 2ª via do IPTU 2019 DF

Todos os contribuintes recebem via Correios o boleto de pagamento desse tributo. Infelizmente, em alguns casos, pode ocorrer a perda ou extravio deste boleto.

Se isso acontecer com você, não se preocupe, pois é possível fazer a emissão da 2ª via do IPTU 2019 DF pela internet. Saiba como a seguir:

  • Visite o site oficial da prefeitura clicando aqui;
  • Preencha todos os números de inscrição cadastral do seu imóvel;
  • Selecione o ano que deseja imprimir a guia de pagamento, neste caso, 2019;
  • Clique na opção “Executar”, imprima e efetue o pagamento.


Contato Secretaria de Estado DF

Se você ainda tem alguma dúvida referente ao IPTU 2019 DF, basta entrar em contato com Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal. Anote as informações a seguir:

  • Endereço para correspondências: ST Bancário Norte Q 2 Bloco A – Edifício Vale do Rio Doce – Asa Norte, Brasília – DF
  • Central: 156 (ligações locais) – Opção 3 ou 0800 644 0156 (ligações interurbanas)

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU 2019 DF: Brasília, Valor, Consulta, Pagamento 2 Via