Idosos a partir dos 60 anos podem pedir gratuidade do IPTU em algumas cidades

O IPTU é um dos impostos mais importantes para o governo, pois representa uma parte significativa da arrecadação total dos impostos. Dependendo da região em que você reside, essa taxa pode ser bem alta e pesar no orçamento do mês, por isso é interessante saber quando você não precisa cumprir com ela. Você sabia que em algumas cidades, os contribuintes acima de 60 anos não precisam pagar o IPTU?

O IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um dos valores obrigatórios que o trabalhador brasileiro precisa cumprir. A taxa é cobrada para qualquer indivíduo que incida posse sobre um imóvel, seja ele para fins residenciais ou comerciais. É importante afirmar ainda que essa taxa varia muito, levando em consideração o estado no qual o imóvel está situado, os metros quadrados e até a rua. Esses fatores são utilizados para definir a cobrança do IPTU.

Como mencionado, esse é um valor obrigatório e estará sendo cobrado todos os anos de quem possui um imóvel. Não cumprir com o IPTU pode acabar gerando consequências para os contribuintes, isto é claro, se o mesmo não possuir a isenção do imposto.

O que é s isenção do IPTU?

O IPTU é regido por um regulamento bem específico, assim como todos os outros impostos. Em algumas situações, a cobrança desse valor não é debitada. Este é o caso de quem possui mais de 60 anos e reside em um estado que aderiu a esse parâmetro. Como o imposto é bem variável, sofrendo influência de diversos fatores, não é obrigatório que todos os estados estejam utilizando esse recurso e liberando alguns contribuintes da taxa.

Mas como conferir se isso será possível para você? Bem, como você poderá estar conferindo no Meu INSS 2020, a partir de 60 anos você passa a entrar nos benefícios como idoso e por isso pode parar de ser taxado pelo IPTU, por exemplo.

Como solicitar a isenção do IPTU?

Se você já conferiu o seu benefício e tem direito a isenção do IPTU, em caso de ser aposentado, pensionista ou beneficiário, está na hora de entender o processo de solicitação de isenção do IPTU.
Essa solicitação deve ser feita anualmente pelo contribuinte e para tanto, o mesmo precisa requieir o formulário oficial. O documento é fornecido, sem nenhum custo, na Praça de Atendimento da Subprefeitura.

Você pode encontrar uma unidade próxima a você na sua cidade, mas vale lembrar que o formulário só poderá ser preenchido e enviado em caso do beneficiário em questão não possuir outro imóvel no mesmo município.

Fonte: tabelainss2020.com

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Idosos a partir dos 60 anos podem pedir gratuidade do IPTU em algumas cidades