Como funciona o parcelamento do IPVA?

O IPVA é um imposto que deve ser cumprido anualmente pelos proprietários de veículos no Brasil. Esse valor é referente a uma porcentagem que varia entre 2 e 4% do valor original do veículo e por isso, a taxa acaba pegando muita gente de surpresa.

Para facilitar a vida de quem precisar cumprir com o IPVA e evitar a baixa arrecadação do imposto, os órgãos responsáveis pelo processo disponibilizam a opção de parcelamento do valor.

Por que preciso pagar o IPVA?

A sigla do IPVA é equivalente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é cobrados dos brasileiros em todos os estados do país. O que é interessante sobre a arrecadação do IPVA é que ela é muito variável, dependendo do valor de compra do veículo, do ano de pagamento e da região em que o proprietário reside.

Isso quer dizer que o IPVA SP 2020representado por um valor de 4% sobre o preço de aquisição do carro, será mais caro do que o IPVA da Paraíba, por exemplo.

Para todos os estados, o pagamento dos impostos referidos é essencial para que o motorista continue dirigindo legalmente, afinal, a liberação do licenciamento do mesmo só é possível com todas as devidas taxas realizadas.

Além disso, o motorista estará sujeito a cobrança de multas de trânsito e ainda, um acréscimo de juros à pendência com o Detran. Dependendo de quantos pontos o motorista devedor possuir na carteira, o veículo pode até ser apreendido.

Como parcelar o valor?

Como você conferiu acima, não pagar o IPVA pode render sérias consequências. Portanto, quem quer pagar o IPVA 2020 de uma forma mais acessível, podendo parcelar sem o acréscimo de juros precisa saber como funciona o recurso.

O processo para parcelar o valor do imposto é bem simples. Em primeiro lugar, o proprietário deve acessar o site do Detran para o seu estado. Cada região possui uma plataforma específica.

Durante o período de pagamento do imposto, é necessário acessar a opção de valores pendentes, informando os dados do seu veículo. Na próxima página, você poderá verificar e emitir o boleto a ser pago.

Antes de gerar a sua guia de pagamento, selecione a opção de pagamento parcelado. O sistema permite que você pague o IPVA em até três parcelas.

Depois só é preciso emitir e imprimir a sua via. Você pode efetuar o pagamento do imposto em uma agência bancária ou em uma casa lotérica.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como funciona o parcelamento do IPVA?